REDE MIDIALAB  

  Educação para as mídias através das mídias  

Um “fab lab” é uma abreviação para “laboratório de fabricação” em inglês, que nada mais é do que um espaço em que pessoas de diversas áreas se reúnem para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa, sendo assim possível gerir o  potencial para capacitar indivíduos a criar dispositivos inteligentes para si mesmos. Estes dispositivos podem ser adaptados às necessidades locais ou pessoal, criando soluções economicamente viáveis e ecologicamente sustentáveis.

 

E foi inspirado neste conceito, juntamente com a popularização dos smartphones que  foi criado o projeto “MIDIALAB” que tem como norte mobilizar os jovens para serem efetivamente autores de seus processos criativos, tanto individuais como coletivos, bem como desenvolver estratégias para a inclusão dos mais diversos segmentos sociais no universo de produção e uso das comunicações, principalmente pela utilização de dispositivos móveis, criando novas experiências através de oficinas para educação e realização midiática.

 

O projeto Rede MIDIALAB pretende criar uma rede de comunicação de caráter comunitária e juvenil utilizando a internet e os celulares para produzir, veicular, estudar e discutir informações nas mais diversas mídias para alimentar a pluralidade de expressões, sendo o objetivo principal fazer com que os adolescentes teçam, dia-a-dia, uma rede marcada pela diversidade, criatividade e participação de suas comunidades – para que o produto seja o diálogo multimidiático da pluralidade.

SOCIAL

Interagir com a comunidade

LOCAL

Fazer a diferença na comunidade

DISPOSITIVO

Apropriar-se das tecnologias

O projeto Rede MIDIALAB é uma rede de comunicação de caráter comunitária que pretende produzir e veicular informações a partir dos jovens ligados a movimentos sociais e culturais, para serem veiculadas nas mais diversas mídias para toda a cidade, através de uma ampla mobilização dos meios de comunicação e principalmente através da internet.

 

O objetivo é fazer com que os adolescentes teçam dia a dia uma rede marcada pela diversidade, criatividade e participação com a comunidade, que precisa ser vista e ouvida por todos. Uma rede de comunicação comunitária que reflete as novas mídias. No lugar de um programa de rádio, um podcast; ao invés de um programa de tv, um canal nas redes sociais; um jornal impresso que poderá virar um blog de notícias; e quem sabe até uma agência de notícias online e regionalizada.

Toda essa produção será desenvolvida pelos “correspondentes” (alunos), que participam de atividades de formação e contam com acompanhamento da equipe do projeto (profissionais, professores e estagiários de comunicação). Estes jovens irão mobilizar seus bairros e alimentar a Rede MIDIALAB com novidades em projetos sociais, espaços, grupos e roteiros culturais juvenis; debates sobre os problemas do universo adolescente e iniciativas encontradas para sua solução; dicas sobre educação, direitos, saúde preventiva e qualidade de vida.

  • Facebook - Círculo Branco
  • https://www.linkedin.com/in/gutoaera
  • https://instagram.com/gutoaeraphe
  • YouTube - Círculo Branco