Buscar
  • GUTO AERAPHE

Se você é um produtor de webséries, tem a obrigação de conhecer este conceito.


Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre Micro-Momentos, mas esse conceito pensado pelo Google com foco nas marcas e consumidores, é também uma revolução na forma de pensar o conteúdo. E é por isso que, se você é um produtor de webséries, tem a obrigação de conhecê-lo.

A ideia é simples! Basicamente diz que existem momentos bem curtos, ativados por gatilhos específicos, em que os consumidores têm uma grande necessidade de fazer uma busca sobre algo utilizando a internet. Por isso são chamados de Micro-Momentos!

Para esclarecer melhor o assunto e mostrar como ele pode influenciar na sua audiência, preparamos este post para que você entenda exatamente os motivos que os tornam tão importantes para os produtores de webséries e como eles podem ser úteis como ferramentas de marketing.

Os Micro-Momentos têm relação com o fato de estarmos cada vez mais conectados, com a massificação dos smartphones e com as mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos. Entre seus afazeres habituais (e até mesmo durante eles) as pessoas realizam buscas constantes em diversas plataformas de acordo com o momento e a necessidade que têm. Pode ser um tutorial que irá ajudar a resolver um determinado problema ou uma comparação de preços de determinado produto. Nesse contexto, o Google estabeleceu que existem 4 tipos de micro momentos:

  • Eu quero saber - busca de informações sobre determinado produto ou serviço;

  • Eu quero ir - busca de informações sobre locais específicos;

  • Eu quero fazer - busca de informações sobre atividades de lazer ou trabalho;

  • Eu quero comprar - busca de informações sobre preços e avaliações.

No entanto, na maioria das vezes, as pessoas estão procurando... Nada! isso mesmo! Pode parecer a coisa mais estúpida do mundo, mas a verdade é que quase todo mundo pega o celular sem uma motivação específica. Mas então o que elas fazem? Para onde elas vão? Em sua maioria para as redes sociais com o objetivo velado de observar as “atualizações do status alheio”. E é neste exato momento (ou micro-momento) que uma enorme janela se abre para os produtores de webséries.


Por isso eu vou aqui colocar junto aos 4 já citados mais um Micro-Momento que chamo de “Eu quero distrair”. Sim! Há momentos (muitos deles) em que não queremos nada além de uma pequena distração.

Do ponto de vista do usuário, podemos pensar neste Micro-Momento como uma necessidade constante de satisfazer ansiedades instantaneamente. Esta é uma ação que ocorre sob o gatilho do preenchimento de um determinado intervalo de tempo, que em sua maioria é curto, mas que pode levar o usuário a gastar horas diante da tela do smartphone.

Inclusive vale lembrar que as chances de isso também ocorrer em meio a outras atividades que executamos com o smartphone é enorme, uma vez que não é difícil vermos os donos desses aparelhos constantemente trocando mensagens, navegando nas redes sociais, conferindo o email e assistindo a vídeos. Isso demonstra a tendência e a necessidade de uma disponibilização de conteúdos de curta duração na rede.


Enfim, ter um entendimento profundo sobre estes micro-momentos de distração dos consumidores é essencial para estar mais próximo deles. Daí a importância de se conhecer bem a persona a qual nosso conteúdo se destina. Em um mundo em que a atenção é um dos recursos mais difíceis de se obter, os produtores de webséries que conseguirem entender o comportamento dos usuários — isto é, que forem capazes de lidar com as expectativas e souberem atender as demandas deles nesses momentos específicos — terão mais chances de se destacar no gigantesco universo audiovisual.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo