O que é um bom documentário? A melhor resposta que eu consigo pensar é aquele que oferece ao espectador algum tipo de experiência, seja entretenimento, informação ou no mínimo uma boa distração. A pergunta que você tem que fazer é: como as pessoas vão estar depois de assistir ao meu documentário? É sobre isso que vamos falar hoje.
Cinema são figuras em movimento que geram conflitos e consequentemente dramas. Então sempre que possível, você deve registrar a ação e não a inatividade. Vamos supor que você vai fazer um documentário sobre uma determinada profissão que está ficando pouco comum, como por exemplo sapateiro. O que você irá filmar? Se a sua resposta for um homem fazendo sapatos manualmente e nada mais, o seu filme tem um grande problema. Isso porque uma série de imagens de um homem construindo ou reformando um sapato, pode se transformar em uma exposição fotográfica, e não em um filme.
“MAS NÃO ESTÁ ACONTECENDO NADA DE DIFERENTE AQUI!”
É verdade que as primeiras impressões de um tema podem não chegar a causar grande entusiasmo, mas pense um pouco. Qual o cotidiano da pessoa que faz um calçado? Quais as vantagens e desvantagens de um calçado feito à mão? Quem compra um produto como esse? Qual a relação de uma pessoa que faz um trabalho manual tão delicado com a vida? A resposta a essas e outras perguntas vão lhe dar ideias para serem inseridas no seu documentário. Isso porque os acontecimentos do seu filme, não precisam ser grandiosos, mas gerar sensações.
Claro que acontecimentos em um documentário muitas vezes não são fáceis de gravar, eles podem acontecer sem aviso prévio, em locações de difícil acesso, em horas inoportunas ou perigosos de mais.
COMO FILMAR?
Por outro lado pode acontecer também de você estar diante de algo que parece não ter muito a dizer, mas é importante para o contexto e você precisa filmá-lo. Planos estáticos de algo estático em 99% as vezes não é legal. Mas se for um belo detalhe, mesmo que estático, pode trazer algo de novo para o olhar do espectador. E se você juntar à um pequeno movimento de câmera, revelando o objeto, traz ainda mais “emoção” para a cena”. Mas preste atenção, movimentos de câmera tem que fazer sentido, caso contrário, não use!
Mas se você precisa que alguém fale sobre determinado acontecimento, cuidado para não ser óbvio nas gravações. O Interlocutor deve falar com alguma finalidade que vá além da imagem. Lembre-se: mais do que ouvir falar sobre alguma coisa, os espectadores querem ter uma experiência com aquilo que eles veem e ouvem. Acredite, isso pode tornar a sua entrevista algo tão cativante que a própria conversa vai pode se tornar o acontecimento.
ENCONTRE UM PONTO DE VISTA
Encontrar um ponto de vista não é um convite para apresentar a história do seu documentário de uma maneira tendenciosa, mas uma forma de mostrar para o espectador algo que faça algum sentido sob determinado contexto que você escolheu. E isso pode ser difícil. Muitos documentaristas experientes passam um bom tempo angustiados em busca de “como contar essa história”. Portanto seja claro ao selecionar o que quer mostrar, mesmo porque o cinema não é um espaço apropriado para transmitir uma quantidade enorme de fatos. Coloque-se sempre no lugar do outro, de quem vai assistir e observar a temática do filme sob o ponto de vista dela.
PENSE EM SEQUÊNCIAS
Quando estiver planejando o seu documentário, pense em sequências, não em tomadas únicas. Uma sequência é um parágrafo visual, um agrupamento de cenas que registram um evento ou compartilham uma ideia de determinado ponto da narrativa. Pensando dessa forma, você não vai ficar atolado num pântano de detalhes. O grande truque pra isso é identificar momentos-chaves: quais são as partes mais importantes para serem registradas? Quais são as mais relevantes? Se um aspecto é importante, você precisa se certificar de que o espectador o veja. Claro que há diversas formas de se fazer isso, mas a decisão quanto à forma de fazê-la depende do que você quer dizer.
Pra fazer isso funcionar, tente colocar no papel: de um lado você escreve a informação necessária, do outro a imagem que vai ilustrar o fato. Faça isso em papeis adesivos para que você possa reordená-los facilmente. Em seguida, você deve fazer uma estimativa da duração de cada sequência pra ter uma ideia do resultado final.
Dica: pense sempre um pouco mais daquilo que você preparou, pode ser que seja última ilha de edição.
PRODUZINDO AS IMAGENS
Em termos de produção, para calcular o tempo de cada gravação, comece prevendo o tempo necessário para ir até a locação, refeições e outras pausas que forem necessárias. Reserve pelo menos 30 minutos para retirar e montar o material de captação de som e imagem. E mais 30 minutos após para a desmontagem. Já o tempo de captação das entrevistas e imagens de apoio, vai depender da sua necessidade, cada caso é um caso. Para ter um parâmetro, entrevistas e depoimentos levam em média 40 minutos, e para cada tomada de apoio separe 5 minutos, ou 10 se estiver usando iluminação.
Mas não permita que esse seu planejamento se torne inflexível! Durante o processo de produção e filmagem é comum surgir problemas que você não previu e que terá que resolver na hora. Da mesma forma que poderá surgir oportunidades que você deve agarrar com as duas mãos!
ISSO É REALMENTE INTERESSANTE?
Enfim, quando você estiver colocando as suas primeiras ideias no papel, se pergunte: isso é interessante? Você assistiria ao seu documentário como espectador? Se a resposta for não, procure descobrir o que está errado. Identificar problemas nessa etapa vai economizar muito tempo e dinheiro pra você.
Mas talvez o problema não seja o assunto, mas o quê você está dizendo a respeito dele. Se uma observação for óbvia e enfadonha fora das telas, ela também será no seu documentário. Pode ser que a sua abordagem esteja demasiadamente verbal e tradicional. Um repórter dizendo coisas para a câmera, entrevistas relacionadas a algumas imagens gerais, etc. Dessa forma você está apenas falando sobre coisas acontecendo e não mostrando coisas acontecendo de verdade. Seja mais visual e menos verbal. Pense nisso. A gente se vê na próxima cena.
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