Buscar
  • GUTO AERAPHE

Parece óbvio, mas não observar isso pode levar seu projeto audiovisual ao fracasso...


Tente imaginar todo o esforço de planejar, desenvolver, lançar e divulgar uma nova websérie para só depois do lançamento descobrir que não existe demanda ou que o mercado ainda não está maduro o suficiente para ela. Seria um alto investimento de tempo e dinheiro jogados no lixo, sem contar a decepção e a frustração.


Muitos são os motivos que podem transformar uma websérie em sucesso de público. Sem dúvida nenhuma boa parte deles estão ligados à escolha do tema proposto e a forma como ele é desenvolvido ao longo da criação do roteiro. Mas só isso não basta.

Ele deve necessariamente estar alinhado ao público a que se propõe. Parece óbvio, mesmo assim, muitos criadores ignoram esta regra por acreditarem que se algo é do interesse deles, é possível convencer o público a assistir. Mas será que essa estratégia funciona?

Com raras exceções, não! É verdade que não há fórmulas prontas para determinar o sucesso ou não de uma história na internet. Talvez o maior desafio de todos nós realizadores seja o de tentar minimizar as possibilidades de errar. Muitos são os exemplos de produções audiovisuais que por causa de reações negativas do público na internet, sofreram inúmeras mudanças causando muito prejuízo financeiro e desgaste diante dos espectadores. Para evitar problemas assim, podemos utilizar algumas ferramentas disponíveis gratuitamente na web que auxiliarão neste processo. Uma delas é a pesquisa de validação de conceito. Uma maneira fácil de testar ideias de um novo produto a ser lançado com o objetivo de avaliar o seu potencial de mercado e aceitação junto ao público espectador, diminuindo os riscos de erros e aumentando as possibilidades de sucesso.


O objetivo desse tipo de teste é avaliar o potencial de aceitação de uma ideia no mercado antes mesmo do seu desenvolvimento, e, assim, identificar necessidades e desejos dos espectadores que podem ser trabalhadas durante o desenvolvimento e lançamento de uma websérie.


É importante lembrar que existem vários tipos de testes de conceito. Todos, no entanto, seguem a mesma lógica de construção:

  • Apresentação do conceito através de fotos, imagens ou vídeos;

  • Situações e probabilidade de uso (dispositivos, interatividade disponibilidade, etc);

  • Mensuração e avaliação da reação sobre o conceito.

Pode parecer um processo complicado, mas, na verdade, é uma metodologia bastante simples e útil, e que pode ser decisiva para o sucesso da sua websérie! Com esse tipo de teste, o realizador poderá ter acesso a uma série de informações importantes, como:

  • Verificar se o público-alvo entendeu e aceitou o conceito da sua websérie: Muitas vezes, sua ideia não ficou bem clara e os possíveis espectadores podem rejeitar o seu produto ou a maneira certa de interagir. Descobrir isso antes do lançamento permitirá fazer os ajustes necessários.

  • Descobrir se sua ideia é atrativa e relevante: Mesmo entendendo o que a sua websérie diz, é fundamental descobrir se o tema é relevante para seu público, ou se não atrairá atenção.

  • Entender quais os pontos positivos e negativos da websérie: Com um questionário bem feito, será possível identificar os pontos que seu público-alvo se identifica, assim como aqueles que precisam ser melhorados. Isso ajudará sua produção a providenciar melhorias e facilitará também na hora de desenvolver os materiais de comunicação, focando nos pontos positivos apontados pelo público.

Com as informações e dados obtidos, o produtor será capaz de refinar o conceito do produto, promover alterações ou mesmo acrescentar interações. Os testes de conceito de produto aumentam suas chances de aceitação e auxiliam na tomada de decisões mais seguras para garantir o sucesso do lançamento. Atualmente, testes de conceito de produto podem ser feitos por meio de pesquisas digitais gratuitas ou não.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo