Buscar
  • GUTO AERAPHE

O QUE EU FAÇO ENTRE UMA WEBSÉRIE E OUTRA?

Atualizado: 4 de Nov de 2019


Há alguns problemas que atormentam os produtores de webseries e que não são diferentes dos problemas que atormentam todos os produtores audiovisuais. No entanto, como estamos falando de um produto especificamente voltado para internet, talvez o principal problema seja manter a audiência conectada entre uma temporada e outra, uma vez que normalmente há um grande espaço de tempo entre elas. E a periodicidade é um ponto crucial para o engajamento da audiência e consequentemente a conversão em renda para conteúdos na internet.


Uma forma de amenizar especificamente este problema é fazer uso de um conceito elaborado pelo Google que é conhecido como “HERO, HELP, HUB”.

Em resumo, são tipos de conteúdos que quando utilizados dentro de uma estratégia de veiculação e promoção ajustada à realidade de um determinado projeto, podem potencializar o engajamento em seu canal. Vamos entender como cada um deles funciona.


O conteúdo tipo Hero serve para atingir uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo e, no nosso caso, é representado pela própria websérie. Ele é o pilar do canal, sendo neste tipo de conteúdo concentrado o principal volume de ações de comunicação.


Já os conteúdos do tipo HUB, servem para manter o engajamento do canal, com foco naqueles que já são assinantes e tem uma frequência de publicação média. Ele busca criar uma sensação de regularidade no público por meio de um material atraente para os assinantes, com a promessa de que ali existem publicações regulares e interessantes. Além dos tradicionais bastidores das cenas e entrevistas com elenco e diretor, você pode fazer quadros especiais dentro da temática escolhida ou universo proposto. Por exemplo, se sua websérie fala sobre relacionamentos homossexuais, você pode criar vídeos falando sobre questões de saúde, preconceito e legislação. mas lembre-se! Regularidade é a palavra de ordem, então, evite ter lacunas na programação.


Os conteúdos do tipo help são focados para o público que fazem pesquisas por assuntos específicos e querem buscar uma solução para determinada situação. Isso pode servir de atrativo para as pessoas conhecerem sua websérie.


Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas pensar por exemplo em tutoriais, guias, receitas, entre outras coisas podem dar muito resultado pois é algo que funciona em qualquer momento. Imagine que você tem uma websérie com temática adolescente. Que tal ensinar a fazer a maquiagem da personagem principal? Ou fazer um desafio de montar um look parecido com o que ela usa na série?


O segredo para o sucesso com o tipo Help envolve entender muito bem as necessidades do público que o seu canal quer atingir. Nada de tentar abraçar o mundo: concentre-se apenas em atender quem é interessante para os seus objetivos.


Nesse novo cenário, fica nítida a importância de usar a metodologia Hero, Hub e Help. O planejamento do conteúdo em vídeo do seu canal deve levar em consideração fatores como o público-alvo, a identidade da sua marca, seus objetivos e o cenário em que o material estará inserido. Afinal, cada tipo tem o seu papel e a união deles é decisiva para fazer o seu canal crescer.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo