Buscar
  • GUTO AERAPHE

Interatividade nas multitelas


Estamos realizando um estudo para entender o comportamento do público em relação à interatividade com conteúdos. Em uma das questões da pesquisa misturamos o hábito de ver tv e o comportamento da web por meio da seguinte questão: "Você gostaria que as histórias de filmes ou séries veiculados na tv tivessem algum tipo de interatividade, como ter a opção de escolher o final?"


O resultado foi que 65% dos entrevistados preferem ter a experiência passiva de ver TV, contra 35% que gostariam de ter interatividade.

Este resultado pode ser visto por diversos aspectos. O primeiro deles é que o brasileiro médio tem enraizado o que chamamos de "cultura da telenovela", que é o hábito de sentar na frente da TV, em um horário determinado, como forma de entretenimento passivo. Normalmente em um momento do dia em que ele está fisicamente e mentalmente cansado e não propício a tomar decisões.


Outro ponto é que o processo de interatividade é, em quase sua totalidade, algo individual e não combina com a experiência de ver filmes em um ambiente coletivo e particular, sendo mais propício para os dispositivos de uso pessoal como os smartphones.

Logo, cada vez mais estamos diante de um paradigma onde ao mesmo tempo em que temos que pensar em conteúdos que possam estar disponíveis para exibição em qualquer tela conectada, também temos que analisar as especificidades de cada uma.

O que nos leva ao terceiro ponto que é o design de interfaces que são fundamentais para este processo. Para se criar a interatividade, é preciso trazer diversos conceitos utilizados nos games para o universo do audiovisual. Principalmente se levarmos em consideração que um game, dentro de um conceito simplista, nada mais é do que uma narrativa submetida a regras que estabelecem quem vence e quem perde.


Claro que não dá para abraçar todas as possibilidades, mesmo porque quem irá determinar os caminhos que nós, produtores de webséries seguiremos, é o público para o qual iremos contar nossas histórias.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo