Buscar
  • GUTO AERAPHE

Escalabilidade e teste de conceito

Atualizado: 3 de Dez de 2019

Se você está inserido no universo da internet com certeza já deve ter lido em algum momento a palavra “escalabilidade”. Mas este conceito tem alguma relação com uma produção de webséries? A resposta é SIM!

Escalabilidade é um termo que define que um negócio pode se multiplicar sem ter que aumentar seus custos na mesma proporção. Em outras palavras, podemos dizer que um negócio escalável é aquele que tem potencial de crescimento muito forte e pode até ser internacionalizado, sem necessidade de maiores investimentos.

Trazendo isso para a realidade das webséries, onde o ponto crucial é a audiência e as relações de engajamento que criamos ao redor dela, podemos dizer que uma websérie é escalável quando ela atinge um determinado patamar dentro daquelas métricas estipuladas no início do projeto.

E essa é a primeira das dicas que podemos dar: ter um objetivo claro e proporcional ao investimento que será feito. É importante que, no momento de criar uma websérie, você seja realista com o que tem e com o que aspira. Uma ideia de roteiro ou tema pode parecer muito inovadora, mas é importante se perguntar:

  • Há mercado para isso?

  • Tenho recursos suficientes para iniciar o projeto?

  • Tenho equipamentos e pessoal para produzir o roteiro?

Outra dica para criar uma websérie escalável é validar sua ideia. Na verdade você pode começar com uma “versão beta”, ou projeto piloto, de sua websérie e fazer os testes correspondentes antes de liberá-la oficialmente para o mercado. Daí a importância dos testes de conceito.

O teste de conceito de produto é uma maneira confiável de verificar as ideias que serão lançadas com o objetivo de avaliar o seu potencial de mercado e aceitação junto ao público, para diminuir os riscos. Com esse tipo de teste de conceito, o produtor poderá ter acesso a uma série de informações importantes, como:

  • Verificar se o público-alvo entendeu o conceito do roteiro

  • Descobrir se sua ideia é atrativa e relevante

  • Entender quais os pontos positivos e negativos do lançamento

  • Descobrir se o tema gera conversão

Com as informações e dados obtidos, o produtor será capaz de refinar o conceito do websérie, promover alterações ou mesmo acrescentar situações ao roteiro. Por fim lembre-se de que os testes de conceito aumentam suas chances de aceitação no mercado e auxiliam na tomada de decisões mais seguras para garantir o sucesso do lançamento e o desenvolvimento de suas webséries, tornado-as mais escaláveis.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo