Buscar
  • GUTO AERAPHE

A jornada do webespectador


Por que os produtores de webséries devem se preocupar em entender o comportamento dos consumidores? Ou como gosto de dizer “webespectadores”. Afinal qual a relação que pode haver entre um conteúdo realizado e a forma como ele é consumido?


Vejam o caso da Carla. Ela recebeu uma mensagem no Whatsapp do seu amigo Kaká contendo um print do Instagram com uma notícia de que tem uma websérie muito boa no Youtube. Carla está no trabalho, mas tem um tempinho para pesquisar em seu computador sobre o assunto no Google e acaba encontrando o canal da websérie no Youtube. Ela está atrasada para entregar seu trabalho para a aprovação do chefe, por isso ela decide não assistir naquele momento. Então ela coloca o conteúdo em seus favoritos para ver mais tarde, quando estiver no ônibus a caminho de casa.


Kaká estava certo! Ela adorou a websérie e quer ver mais! Quando finalmente chega em casa, ela se lembra que tem que cuidar das roupas que estão no cesto, do seu gatinho que está faminto e louco por um carinho. Só então ela vai tomar um banho e preparar o jantar pois está cansada e faminta depois de um dia cheio. Só então ela está relaxada para curtir o restante da websérie. Mas ela acabou de lembrar que hoje é dia da final do reality de gastronomia que ela gosta e não quer perder de jeito nenhum.


Mas diferente da programa de tv, o tema da websérie representa os valores que Carla acredita e por isso ela “troca de canal” e acessa o Youtube pela sua smartTV, ao mesmo mesmo tempo em que entra em uma conversa com Kaká pelo Whatsapp.


Toda essa história é apenas para ilustrar como o comportamento do consumidor de conteúdos audiovisuais hoje é plural e complexo. São quatro fatores fundamentais para entender este comportamento e fazer com que sua websérie se torne um produto com grande alcance e penetração. São eles

  1. A indicação de amigos nas redes sociais;

  2. A disponibilidade do conteúdo em várias plataformas;

  3. A conectividade dos dispositivos;

  4. O conteúdo relevante.


Fique ligado que nas próximas postagens eu vou falar sobre cada um deles de forma separada. Vem comigo

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo