top of page
Buscar

129 anos de cinema no brasil: da primeira projeção aos dias de hoje

ree

No dia 5 de novembro, celebramos um marco histórico: 129 anos da primeira exibição pública de cinema no Brasil. Em 1896, na badalada Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, a elite carioca testemunhou, maravilhada, a projeção de oito pequenos filmes. Eram vinhetas curtas, com cerca de um minuto cada, mas que plantaram a semente no nosso país de uma das formas de arte mais poderosas do nosso tempo.


Muitos preferem celebrar o 19 de junho como o verdadeiro "Dia Nacional do Cinema". Foi nessa data, em 1898, que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto, a bordo de um navio, registrou as primeiras imagens em movimento feitas no Brasil, capturando sua chegada espetacular à Baía da Guanabara. (Há historiadores que apontam possíveis gravações ainda mais cedo, em 1897, em Petrópolis).


ree

Outros cravam o 5 de novembro não só pela primeira exibição, mas também como uma data simbólica em homenagem a gigantes da nossa história, como o cineasta Paulo Cesar Saraceni (seu aniversário) e o mestre Humberto Mauro (data de sua morte).


Honestamente? A data exata importa menos do que o significado. Seja em novembro ou em junho, o fato é que acompanhar a história cinematográfica brasileira é fazer um passeio pela própria história do país. Nelas capturamos nosso complexo contexto social e político, os períodos de crise profunda e os momentos de euforia e prosperidade nacional.


ree

Nesses 129 anos, o cinema brasileiro sobreviveu a crises, foi amordaçado e renasceu diversas vezes. As tecnologias mudaram, as plataformas mudaram, as audiências mudaram, mas a essência humana de contar e consumir histórias permanece intacta.


Feliz Dia do Cinema Brasileiro!

 
 
 

Comentários


TODOS OS DIREITOS RESERVADO - GUTO AERAPHE 2025 - ATENDIMENTO@CMKFILMES.COM

Lean FIlm Design e Roteirista Pro são marcas registradas

  • Ícone do Youtube Branco
  • Ícone do Instagram Branco
bottom of page